CV Trabalho

O mercado de trabalho está a cada dia mais exigente.

Com dicas úteis e simples podemos conduzi-lo para a melhor forma de entrar nesse universo de preparação constante e grandes esforços mas, muitas recompensas!

Participe das nossas enquetes e dê sua opinião.

Faça um orçamento conosco!

Como se comportar na entrevista

É importante adicionar às respostas doses generosas de entusiasmo e seriedade.

Algumas dicas:

Ninguém gosta de pessoas negativas. Seja positivo e otimista.

Não feche portas. Se o entrevistador perguntar se você mudaria de cidade, diga que pode pensar a respeito. Dependendo da oferta, pode valer à pena.

Não fale mal de seus patrões anteriores ou de quem quer que seja.

Responda conhecendo de antemão a filosofia da empresa, para evitar trombadas.

Deixe claro que você procura desafio e envolvimento no trabalho.

Seja sempre objetivo. Quem dá respostas vagas, perde credibilidade.

Evite dar respostas curtas demais, como sim e não. Aproveite para comunicar suas qualidades, de modo sucinto.

Pratique o autoconhecimento

Uma das fases mais importantes na hora de fazer um plano de carreira é a do autoconhecimento.

Em minha longa experiência orientando executivos, percebi que as pessoas não se dedicam a essa etapa do projeto.

O exercício do autoconhecimento não é aquele feito em frente ao espelho diariamente pelas mulheres na hora da maquiagem, ou pelos homens quando fazem a barba. É um exercício periódico, detalhado e, de preferência, apoiado por instrumentos.

Hoje em dia, há ferramentas que facilitam muito essa difícil tarefa de conhecer a si mesmo. Um bom exemplo são as “âncoras de carreira”, criadas pelo professor Edgar H. Schein, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos. Outro exemplo é o Myers Briggs Type Indicator (MBTI) e tem ainda o Data, desenvolvido pelo consultor William Bridges, autor do livro Criando Você & Cia (Editora Campus).

O conjunto de características que você precisa saber sobre si mesmo é o formado principalmente pelos seus valores. São eles que determinam os seus julgamentos e a forma como você lida com as coisas da vida.

Depois dos valores, você precisa conhecer seus motivos, necessidades e metas.

O terceiro componente do autoconhecimento são as suas competências. Aqui, existe um fator de complexidade. Afinal, não basta você conhecer suas competências — elas têm de ser percebidas pelos outros.

Pense um pouco. Será que em uma entrevista de emprego você conseguiria discorrer sobre esses três aspectos que definem quem você é? Conhecer-se bem é o primeiro passo para você “desenhar” o seu plano de carreira.

O plano define apenas a sua proposta de caminhada, e não um destino obrigatório. Conhecendo-se bem, você também pode cuidar do seu programa de autodesenvolvimento, planejando que curso ou atividade vai fazer para melhorar um aspecto do qual não gosta.

Faça periodicamente o seu exercício de autoconhecimento. Tenho certeza de que você vai ter um enorme prazer em conhecer-se e que vai descobrir que é muito melhor do que pensa.

Por Luiz Carlos Cabrera

SOBRE A ELABORAÇÃO

O nosso trabalho é de consultoria e elaboração curricular e consiste em melhorarmos o currículo e a carta de apresentação das pessoas para que elas tenham mais possibilidades no mercado de trabalho.

É importante que encaminhe um currículo atual para realizarmos uma avaliação e emitirmos um orçamento.

ilasena@gmail.com

O serviço de elaboração curricular é realizado de forma que esse documento possa transmitir às empresas as informações mais importantes e necessárias de acordo com a sua área de atuação.

Estamos sempre disponíveis a atender sua necessidade de elaboração e melhoria curricular!


Obrigada,

Ilana Marques
71 8869-7671