CV Trabalho

O mercado de trabalho está a cada dia mais exigente.

Com dicas úteis e simples podemos conduzi-lo para a melhor forma de entrar nesse universo de preparação constante e grandes esforços mas, muitas recompensas!

Participe das nossas enquetes e dê sua opinião.

Faça um orçamento conosco!

Atualize-se

O processo de atualização em nossas carreiras deve ser contínuo e ininterrupto mas afinal o que significa atualizar-se?
Atualizar-se vai mais além de uma pós graduação ou outra faculdade. Obviamente que isto também faz parte mas para muitas pessoas cursar outra universidade ou mesmo uma pós está fora de questão e nem por isso elas não podem estar atualizadas.
Sinceramente acredito que o profissional de hoje deve estar de olho nas tendências, nos procedimentos de trabalho, nas novas tecnologias que estão chegando cada vez mais depressa.
Isto significa que devemos conhecer e dominar completamente as atividades que executamos e a partir disto buscar formas de melhorar o que já existe.
A atualização nada mais é do que aprender formas mais eficazes de efetuarmos nossas atividades, foi assim quando surgiu a máquina de escrever, o telex, depois o aparelho de fax, o computador que otimizou praticamente todas as atividades e diminuiu o trabalho braçal de muitas profissões.
Estar atualizado é estar capacitado para atuar e competir no mercado de trabalho mas também é necessário atualizar a mente, os pensamentos, os valores e a forma de encarar o mundo pois esta é a arma mais poderosa e a maneira como você a utiliza é que te dará condições ou não de vencer na carreira.
Por Simone Castillo

Roupa de Entrevista - EMPRESAS DESCONTRAÍDAS

Quem sonha com um lugar de trabalho onde ninguém liga a mínima para a maneira de vestir pode esquecer – esse lugar não existe. Mesmo num ambiente moderníssimo como a gravadora Trama, regras existem. É verdade que elas são muito próprias. Exemplo: originalidade é aceita e até estimulada. Arroubos de ousadia também. "Acho muito louco imaginar que alguéam passe a maior parte do tempo vestindo algo com que não se sinta bem", diz o chefe, João Marcelo Bôscoli. Mas o que seria do conforto sem um anel de caveira?



1. TÊNIS

Primeiro passo: olhe os modelos que os homens usam para ir ao shopping com os filhos. Segundo: não compre absolutamente nada parecido.



2. ÓCULOS ESCUROS TIPO MÁSCARA

Cobre boa parte do rosto e lembra o estilo disco dos anos 80. Moços e moças não saem de casa sem eles.



3. CALÇA CARGO

De algodão ou jeans, bem largas, são o uniforme dos rapazes. Quanto mais bolsos, enormes, melhor. Dá para guardar o celular e o que mais houver.

Roupa para entrevista - EMPRESA DE LUXO

Lidar com marcas como Chanel e Clinique exige uma certa identificação com o meio. Cristiana Arcangeli, desde 1986 no ramo da indústria cosmética, mantém-se impecável do começo ao fim do expediente: depois de mil compromissos, a roupa está perfeita, o cabelo, arrumado, a maquiagem, retocada. Seu escritório é uma troca constante de informações úteis.




1. TERNINHO
Impossível passar sem ele. Compre o mais caro que sua carteira permitir. Investimento de retorno garantido no dia-a-dia, em viagens e reuniões com clientes.

2. BOLSA GRANDE
Fundamental é 1) ter espaço para caber agenda, nécessaire, carteira, celular, óculos; 2) ter grife cara.

3. BATOM
É como cabelo liso: obrigatório. Viviane, que também usa base, lápis e rímel, ensina: "Tem de reaplicar o tempo todo".

Roupa para entrevista - ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA

Advogados são ultraformais, na maneira de se dirigir aos colegas, de escrever uma peça de defesa e, claro, de se vestir. "A apresentação conta muito na hora de montar minha equipe", diz a advogada Renata di Pierro, que exala poder em cada centímetro. "Meus funcionários levam a minha imagem até os clientes."




1. TERNO, CAMISA, GRAVATA
Sempre em cores escuras, os ternos só aceitam padronagens sóbrias, como a risca de giz. A camisa deve ser da melhor qualidade possível – e mais um pouco.
2. PASTA DE COURO
Acessório absolutamente indispensável. Precisa ser grande, para caber os processos sem amassá-los. E chique.
3. SAPATO INGLÊS
A regra é bem simples: desista de inovar e use exatamente aquele modelo clássico que todo homem deveria usar.

Testes de autoconhecimento e desempenho empresarial

Teste seus desempenhos, seus conhecimentos e suas habilidades nos sites da

Você S/A

http://vocesa.abril.com.br/teste/index.shtml


UOL Empregos

http://noticias.uol.com.br/empregos/testes/

Prepare-se para as perguntas de entrevistas

Independentemente do tipo de entrevista, você poderá ser bombardeado por perguntas de todo tipo.


Eis alguns exemplos típicos usados pelos entrevistadores:


1. O que você pode fazer por esta empresa?

Sem conhecer os valores e objetivos da empresa, fica impossível responder a essa pergunta. Portanto, informe-se antes e procure avaliar como você poderá contribuir para que a companhia atinja suas metas. No fim das contas, o objetivo de qualquer profissional é resolver problemas. Portanto, se você conseguir identificar o problema da empresa e mostrar ao entrevistador como resolvê-lo, certamente estará um passo à frente dos concorrentes.

2. Onde você se vê em cinco anos?

Mostre que você traçou um plano consistente de carreira, sabe para onde quer ir e como quer chegar lá.

3. Qual a sua expectativa de salário?

Salário não deve ser discutido no início da conversa, só depois de conhecer todas as atribuições do cargo e de saber se a empresa irá contratá-lo. Aí sim é hora de negociar. Não se esqueça de que você também está lá para avaliar se a empresa é o lugar certo para você. E essa é sua grande chance.


Prepare uma lista de perguntas que possam ajudá-lo a conhecer melhor a companhia:

1. Como é um dia típico de trabalho nessa empresa?

2 Que responsabilidades terei nesse cargo? A quem vou me reportar? . Qual o tamanho da equipe da qual farei parte?

3. Qual o estilo de gerenciamento da empresa?

4. Como o(a) senhor(a) vê a empresa em cinco anos?

Conhecer a empresa antes da entrevista

Faça uma pesquisa completa sobre a empresa.
Há quanto tempo ela está no mercado, quais os produtos, a reputação entre os concorrentes.
Ela é lucrativa?
Levante todos os números possíveis — faturamento, lucro, previsão de crescimento.
Saiba quais são os valores e a missão da organização.
Para isso, não poupe tempo ou recursos. Use todas as fontes de informação disponíveis.
A internet é uma boa aliada nessa hora. Alguns guias, como o das Melhores Empresas Para Você Trabalhar, editado por EXAME E VOCÊ S/A, também são boas fontes de referência.
Os melhores dados geralmente vêm de pessoas que conhecem os detalhes da companhia: funcionários, ex-funcionários e clientes.
Revise e estude cuidadosamente seu currículo. Esteja pronto para explicar cada movimento e conquista que realizou ao longo da carreira.

Entrevistas - DEPOIS

DEPOIS


Volte para casa e analise a entrevista.


Verifique o que funcionou e o que não deu certo e como poderia melhorar na próxima ocasião.


Se você não tiver notícia nenhuma após duas semanas, ligue para o recrutador e verifique se ele precisa de mais algum dado sobre você.


Sejamos sinceros: nem mesmo toda essa preparação vai acabar de vez com o desconforto que é enfrentar uma entrevista. Afinal, trata-se de um momento em que você está sendo avaliado por um estranho — cada palavra, gesto e movimento pode fazer a diferença.


Há o receio de ser mal interpretado, rejeitado e, por fim, de perder uma grande oportunidade. Mas se render ao desespero é a pior saída.


Vá em frente.


Prepare-se bem.


Seja você mesmo — e procure sempre aprender algo quando se deparar com esse tipo de situação.

Entrevistas - DURANTE

DURANTE


Não esqueça que você pode ser avaliado desde o momento em que pisa na empresa. Portanto, trate bem a secretária e os assessores e fique atento. Qualquer nova informação pode ser preciosa nessa hora.

Tente manter sua autoconfiança. Afinal, ainda não existe empresa no universo que valorize profissionais inseguros e sem iniciativa.

Reflita bem antes de responder. Não se precipite, mas também não enrole.

Jamais dê respostas monossilábicas, como "sim", "não" e "é".

Jamais fale mal do seu ex-chefe ou da empresa em que trabalhou. Isso mostra que você é pouco discreto e não sabe separar questões pessoais e profissionais.

Não tenha receio de mostrar sentimentos de insatisfação ou raiva. Pesquisas mostram que a visão crítica ajuda a convencer o entrevistador de que você é uma pessoa competente e que pode agregar valor. A pesquisa revela ainda que pessoas que demonstram atitude, em geral, têm um salário maior que as outras.

Não saia da sala antes de fazer as perguntas ao recrutador. Verifique como será o processo de seleção daquele momento para a frente.

Entrevistas - NO DIA

NO DIA


Saiba o nome e cargo do entrevistador, o local, a data e o horário da entrevista.

Vista-se adequadamente para a ocasião.

Procure conhecer o perfil da empresa antes, e use essa informação na hora de escolher roupa, sapato e acessórios. Por exemplo, se você for fazer uma entrevista para uma empresa de consultoria, é mais indicado que use o terno completo. Já se for para uma empresa de Internet, pode dispensar a gravata. De qualquer forma, os fundamentos são eternos.

Evite perfumes fortes. Confirme se a roupa está limpa. Para as mulheres: evitem saias curtas demais, decotes cavados e tecidos transparentes. Nada de maquiagem pesada. Para os homens, nada de paletó amarrotado, pastas ou sapatos surrados.

Verifique se as unhas estão aparadas e limpas. A barba deve estar feita. Administre bem seu tempo. Tente chegar 10 minutos antes da hora marcada. Leve cópias do currículo, anotações feitas durante a preparação sobre suas competências e objetivos, papel e caneta.

Cuidados na hora da entrevista

O que não fazer:

Não leve outra pessoa com você.

Não fume. Há empresas que até discriminam fumantes.

Não peça desculpas na hora de falar de seus pontos fracos.

Nunca use óculos escuros quando (principalmente quando entrar em locais fechados).

Jamais implore ao entrevistador que lhe dê trabalho.

Evite a curiosidade de olhar o que esta à mesa do entrevistador.

Não conte piadas. Principalmente as de mau gosto.

Cuide bem do seu hálito.

Evite discussões sobre religião, política ou futebol.

Cuidados na hora da entrevista

O que fazer:

Chegue cedo e aproveite o tempo de espera para repassar mentalmente sua estratégia.

A aparência deve ser impecável e formal. Homens devem usar terno azul-marinho ou cinza.

Mulheres, tailleur e sapatos não muito altos.

Dê um aperto de mão firme, nem muito forte nem muito fraco.

Sorria. Seja agradável, mas não informal.

Mire no entrevistador. Não desvie o olhar.

Responda às perguntas com entusiasmo.

Mantenha a postura ereta na cadeira.

Durma bem na noite anterior.

Escute o entrevistador para detectar o que ele quer.

Perguntas que você pode fazer ao entrevistador

Sua capacidade em interferir no rumo da conversa vai impressionar o entrevistador.
Algumas sugestões de perguntas que você poderia dizer:

Quais são os objetivos da empresa?
Como está mudando a organização na empresa?
Como essas mudanças vão afetar o trabalho para o qual estou sendo considerado?
Por quais novos resultados esse cargo vai ser responsável?
Que qualificações são necessárias para ter um bom desempenho nesse cargo?
Que aspectos do trabalho atual poderiam ter melhor desempenho ?
Por que o desempenho não melhorou antes?
O que você desejaria ver no novo ocupante desse cargo?

Perguntas mais frequentes

De quanto tempo precisa para trazer uma contribuição para nossa empresa? A partir do primeiro dia, e cada vez mais, à medida que conhecer melhor a organização. Quanto tempo pretende ficar conosco? Enquanto houver oportunidade para crescer e contribuir com a empresa.
Que acha de seu chefe anterior? Não fale mal. Diga algo como "acho que é um profissional competente".
Que você não gostava no seu emprego anterior? Diga que gostava. Não se queixe.
Prontifica-se a substituir seu chefe? "Sem dúvida, sou ambicioso e quero crescer".
Você é um líder? Ajudou a aumentar lucros? Ajudou a reduzir custos? Responda objetivamente, com resultados.
Que seus subordinados pensam de você? "Sou respeitado e admirado"
Já admitiu funcionários? O que considera importante num colaborador? Competência, dedicação, boa índole e entusiasmo.
Já demitiu funcionários? Cite o último caso. Prefira um caso positivo. Fale sobre você. Seja sucinto e focalize nos resultados. Não trate da vida pessoal.
Com que tipo de pessoa você tem dificuldade para trabalhar? Diga que se adapta às necessidades e se relaciona facilmente com todos.
Quais são as decisões mais difíceis para você? Mostre que é capaz de tomar as decisões necessárias de forma lógica. Mas, como ser humano, as decisões mais difíceis são as que envolvem a vida dos subordinados. S
e pudesse começar tudo de novo, que faria diferente? Mostre que é uma pessoa segura e diga que não mudaria nada de essencial.

Perguntas mais frequentes

Se o candidato estiver preparado para responder a questões que certamente serão feitas, terá mais chance de causar boa impressão:


Por que está deixando seu emprego atual ? Se está empregado, deve dizer que busca novos desafios e oportunidades. Não fale mal da empresa atual. Se estiver desempregado, conte a verdade. Caso tenha sido demitido por um corte de custos, diga isso com todas as letras. Se o motivo for outro, diga que cometeu um erro -o de não ser suficientemente diplomático, por exemplo- aprendeu a lição e não o cometerá novamente. Essa resposta deve ser a mais curta possível. Se puder, dê referências de seu desempenho.


Quanto quer ganhar? Se você está empregado, seu poder de barganha é grande e você pode dizer que espera ganhar mais do que hoje. Explique sua remuneração direta e benefícios. Mas evite dar uma cifra. Deixe isso para a hora em que a oferta de emprego chegar. Se estiver desempregado, a melhor resposta é: "Sou flexível. Gostaria de ganhar de acordo com o mercado. Em meu último emprego ganhava o seguinte..."


Quais seus objetivos de longo prazo? Seja objetivo: ser diretor de engenharia, por exemplo.


Quais seus objetivos de curto prazo? Seja específico: ser gerente de vendas, por exemplo.


Que você procura num emprego? Desafio, envolvimento e chance de contribuir com a empresa.


Por que acha que devemos contratá-lo? Conte como pode, com seu desempenho, gerar lucros para a empresa.


Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos? Escolha bons exemplos. Liste as cinco maiores realizações de sua carreira. Escolha bem e mencione as mais condizentes com o seu objetivo profissional, de preferência recentes.


Qual seu ponto forte? Fale de características universalmente desejadas: entusiasmo, persistência, dedicação, responsabilidade e competência técnica.


Qual seu ponto fraco? Nunca mencione algo muito negativo. Responda coisas positivas, como ser exigente demais ou perfeccionista.

Imagem Pessoal na entrevista

A imagem é e sempre será seu cartão de visita.

Portanto, quando for batalhar um emprego, deixe em casa as roupas coloridas, transparentes e decotadas, as saias justas, as bijuterias grandes e pesadas, aquele terninho pink, o sapato velho e desgastado.
Outro fator que está diretamente relacionado com sua imagem na hora da entrevista é a comunicação.
De nada adianta estar muito bem vestido, andar corretamente, cumprimentar as pessoas adequadamente, se, na hora de expor suas idéias na entrevista, só ouve-se erros de concordância verbal, gírias, piadinhas de mau gosto, interrupções constantes para contar vantagem (achando que isso enriquecerá seu currículo...), etc.
Revise, passo-a-passo, como se comportar numa entrevista. Assim, você vai se sentir mais seguro na próxima vez que se deparar com uma interessante oportunidade de emprego.

Dicas para Entrevista

Uma entrevista de emprego não se resume a responder perguntas ou rezar para que seu currículo seja aceito. Aqueles 40 minutos, às vezes, dizem muito sobre você. Ficar nervoso é absolutamente normal, porém deve-se sempre pensar onde se quer chegar com aquela entrevista e a vaga oferecida.

Dominar determinada área técnica não é mais o único fator relevante para o sucesso profissional, é exigido também a competência pessoal.

É importante estar motivado para o trabalho que oferecem pois lembre-se, você permanecerá nele diariamente se for aprovado!

Se sentir triste depois de uma ou várias recusas é absolutamente normal! O importante é traçar objetivos e permanecer tentando. As vezes temos que nos adaptar em trabalhos temporários, sem estabilidade e em oportunidades que não são exatemente o que queremos. É fundameltal percebermos os degraus que nos levam mais longe e que nos possibilitam grandes esperiências!

Mais crucial é fazer sempre o melhor. Mesmo que não seja o mais qualificado, seja o mais ESFORÇADO! É altamente valorizado o profissional que mostra interesse pela empresa e que já a conhece desde a primeira entrevista. Portanto procure a sobre quem é o contratante e se informe sobre o que é importante para a empresa (sua missão e suas metas).

Se lembre de Valorizar sua experiência sem exageros!

Faça uma lista mental das suas qualidades mais importantes e não se esqueça de comentar que também tem defeitos - o que nos torna humanos.

Boa entrevista!

SOBRE A ELABORAÇÃO

O nosso trabalho é de consultoria e elaboração curricular e consiste em melhorarmos o currículo e a carta de apresentação das pessoas para que elas tenham mais possibilidades no mercado de trabalho.

É importante que encaminhe um currículo atual para realizarmos uma avaliação e emitirmos um orçamento.

ilasena@gmail.com

O serviço de elaboração curricular é realizado de forma que esse documento possa transmitir às empresas as informações mais importantes e necessárias de acordo com a sua área de atuação.

Estamos sempre disponíveis a atender sua necessidade de elaboração e melhoria curricular!


Obrigada,

Ilana Marques
71 8869-7671